sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

RESENHA DE LIVRO – O SOPRO DE BELIAL


O ser humano é uma espécie peculiar capaz de perpetrar qualquer ato. Basta apenas que ele dê o primeiro passo.

Essa ideia faz-se verídica quando a personagem Karl Mcquorn chega até uma ordinária casa de repouso para idosos, disposto a oferecer seus trabalhos como pintor, no que parece se tratar de uma despretensiosa ação altruísta. Ele rapidamente faz amizade com um dos internos que, vez ou outra, até o ajuda nos afazeres. Durante a jornada de trabalho, ambos aproveitam para conversar e, aos poucos, o novo amigo descobre que o simpático pintor traz consigo um passado trágico e que talvez ele não tenha viajado tão longe apenas para pintar paredes.

O SOPRO DE BELIAL é um thriller em que os acontecimentos fluem rápido. A cada página virada, a cada capítulo avançado, novas revelações vão sendo feitas, personagens fundamentais nos são apresentados e todos se encaixam na relevante pertinência do axioma que inicia esta resenha: o homem é capaz de assumir qualquer atitude, tudo depende daquilo que o move.

Aqui nada e nem ninguém está inserido por acaso. Tudo terá um propósito, uma explicação. A condução narrativa nos mantém acompanhando as conversas entre Karl e o Sr. Morris – o interno do asilo. E conforme Karl conta sua história, o leitor é transportado ao passado do personagem, no tempo em que precisou ir morar numa cidadezinha do interior, na casa de sua avó, após a mãe ter sido brutalmente assassinada. E como num macabro quebra-cabeça, tudo vai desembocar em causas que fundamentam as atuais ações do presente.

O enredo é engenhoso, constante e convincente. Não é linear, hora ele está fixo no presente e nos revela os dias de trabalho no asilo onde acontecem as conversas entre Karl e o Sr. Morris. Em outro momento, intercala capítulos que narram o passado difícil vivido na casa de sua ascendente. Por falar na avó, Miranda é uma mulher áspera e enigmática; parece viver alheia à realidade ao mesmo tempo em que aparenta ser o escopo do universo lúgubre que acomete seu misterioso lar. Tal problemática é o que torna complicada a convivência com o neto, assim como o deixa obcecado em querer descobrir os mistérios por trás dos aparentes rituais ocultistas que podem estar acontecendo dentro do quarto da avó.

O enredo deixa propositalmente pontos em aberto para que a cada capítulo avançado um novo mistério ou dúvida preencha a mente do leitor. Até que se chegue ao ponto de já não poder separar o que é alucinação do plano real... E tudo se encaixa precisamente nos capítulos finais, os quais nos revelarão desde os intentos que movem o atormentado protagonista, até o obscuro título da obra.

Um ponto negativo talvez esteja dentro da própria trama. A história explicita de forma clara que existem razões escusas movendo as atitudes do personagem principal, mas não existe a preocupação em pontuar os porquês de o protagonista ter demorado tantos anos para finalmente colocar seus intentos em prática. O livro da um salto cronológico e nos deixa com a sensação de desencaixa entre personagens de gerações distintas. O posfácio até consegue dar alguns esclarecimentos de forma eficiente, mas se calcularmos as idades dos envolvidos na trama, isso acaba gerando uma pequena interrogação em nossas mentes.

O SOPRO DE BELIAL é um suspense peculiar onde tudo e todos possuem uma importância. É conciso em sua narrativa e não deixa o fôlego se perder. Trata-se de um sutil rastro de sangue, mortes e rituais obscuros, ladeando todos os envolvidos, permeando cada parágrafo, até desembocar no angustiante e aterrador ato final.

NOTA: 7,9

INTERESSADOS EM ADQUIRIR A OBRA:
https://www.editoraviseu.com.br/o-sopro-de-belial-prod.html

2 comentários:

  1. olá, o site para compra do livro não abre. Mais algum lugar que consiga adquirir a obra em Colatina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!! A editora havia feito atualização no site, por isso o link estava quebrado. Mas já corrigi. De qualquer forma, o livro está a venda nas principais lojas da internet, e caso você queira adquirir diretamente comigo, o preço é melhor e não tem frete, rs. Pode me chamar nas redes sociais... e me desculpe pela demora em responder.

      Excluir