domingo, 7 de agosto de 2011

RESENHA DE FILME - Harry Potter: O FIM DE UMA SAGA


Enfim tivemos a conclusão da saga que já dura uma década do bruxinho mais famoso dos cinemas, e também dos livros, Harry Potter. E o que se viu no durante as quase três horas de “As Relíquias da Morte Parte 2”, foi uma verdadeira avalanche de efeitos especiais, ação, os desfechos de uma trama que parecia impossível de ser realizada por conta de tantas perguntas que ficaram sem resposta na primeira parte, e... Harry versus Lorde Voldemort.
Embora o filme tenha cumprido sua missão de encerrar a saga de forma digna, e que seja um entretenimento extremamente competente, achei que tanta coisa tendo que acontecer no mesmo filme fez com que algumas cenas decisivas e importantes acontecessem muito depressa. Cito, por exemplo, o desfecho final da personagem Bellatrix Lestranger (interpretada pela sempre excepcional Helena Bonham Carter). A idéia de por a bruxa frente a frente contra a mãe de Rony foi boa, porém tudo acontece muito depressa deixando a sensação de uma cena forçada. Penso que isso poderia ter sido evitado se um pouco de tantas conclusões tivesse acontecido na primeira parte, que a meu ver, em determinados momentos fica um pouco chatinha e vazia.
Legal foi ver a personagem Minerva Mcgonagall (Maggie Smith, maravilhosa) roubar a cena, lutar contra Severo Snape e depois comandar as tropas encarregada da segurança do castelo de Hogwarts.
Por fim, a luta tão esperada entre Harry e Você-sabe-quem não decepciona. Daniel Radcliffe e Ralph Fiennes encarnam seus personagens de forma brilhante e nos brindam com uma batalha final empolgante e sem rodeios.
E antes de vermos os créditos finais, uma cena envolvendo o trio Harry, Rony e Hermione, envelhecidos por maquiagem (que não ficou muito legal. Foi como ver garotos de cabelos grisalhos), na estação de trem, levando seus filhos para o primeiro dia de aula na escola de magia. Exatamente como acontece no primeiro filme.
Harry Potter chega ao fim, e já deixa aquela sensação de vazio no coração dos amantes de cinema. E parece que este mesmo vazio também está deixando os produtores de Hollywood de cabelos em pé. Afinal, é nítido a preocupação e desespero da indústria cinematográfica por encontrar um sucessor a altura de Harry Potter. As tentativas vão de filmes apáticos como a saga “As Crônicas de Narnia”, “Percy Jackson”, e a “A Bussola de Ouro”...
Definitivamente não será nada fácil substituir a turminha de Hogwarts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário