quarta-feira, 21 de março de 2012

MATÉRIA: EXISTE FUTEBOL CAPIXABA?


Depois de muito me perguntar, e de ouvir a mesma pergunta em rodas de bate-papo, resolvi ir à busca de algumas respostas, se é que isso é possível, para a questão que mais atormentar o torcedor capixaba: Por que o Espírito Santo não possui um time de peso no futebol brasileiro?
Com essa premissa, parti numa maratona de pesquisas através da internet, jornais, revistas, e até cheguei a entrar em contato, por e-mail, com a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo. E o resultado, embora nada conclusivo, é decepcionante: além de não termos um representante á altura dos grandes, não existe a menor chance de isso acontecer. Não no atual cenário futebolístico. Os menos otimistas escrevem que é mais fácil a humanidade descobrir vida fora da Terra, do que nosso estado ter um clube na elite do futebol.
Como bem sabemos o estado não tem representantes nas séries A, B ou C, contando só com uma mísera vaga fixa na série D, a 4º divisão nacional, que vai para o campeão capixaba. Nosso estadual possui média de público de mil torcedores por partida (só pra se ter uma ideia de como esse número é vergonhoso, ABC X América, o sexto maior clássico nordestino, tem uma média de público pelo menos sete vezes maior). 
Segundo minhas pesquisas, essa síndrome de patinho feio do capixabão pode ter tido origem no século passado, quando o poder público investiu em grandes estádios pelo Brasil: o Rio ganhou o Maracanã, Belo Horizonte, o Mineirão, Campina Grande ficou com o Amigão, etc... E o Espírito Santo ficou de fora dessa lista. Nosso maior estádio, o Engenheiro Alencar de Araripe, em Cariacica, comporta somente 13 mil torcedores.
Parece que outro golpe veio da TV: a exibição de jogos do Rio e de São Paulo converteu gerações. E os capixabas, carentes de um representante, optaram por torcerem pelos grandes cariocas. O Flamengo sozinho consegue ter mais torcedores por aqui, do que todos os outros clubes capixabas juntos. Sem uma transmissão descente fica difícil divulgar o nosso futebol e elevá-lo á um patamar que possa ser considerado no mínimo aceitável. Se pelo menos o Tabajara Futebol Clube fosse daqui de nossas terras, seriamos mais felizes, afinal, até o timeco do Bussunda é mais famoso do que a Desportiva Ferroviária, talvez o nosso time mais expressivo.
E assim segue a vida do torcedor capixaba. Que tem que dividir a paixão pelo futebol, com a decepcionante posição de único estado da região sudeste, no qual sua presença no futebol brasileiro é simplesmente irrelevante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário