quarta-feira, 23 de maio de 2012

RESENHA DE FILME – OS VINGADORES



Adoro quando estou cheio de pessimismo e acabo quebrando a cara. Foi exatamente o que aconteceu comigo ao sair da sessão de “Os Vingadores”, porque simplesmente adorei o filme do começo ao fim. Sim, pois eu já estava cansado de megaproduções cheias de efeitos especiais desnecessários, explosões pra todos os lados, personagens descerebrados e nenhum sinal de roteiro. Este era o pensamento inicial quando resolvi dar mais uma chance aos filmões pipoca e encarar a aventura do gigante verde e sua turma.
O roteiro era minha (e talvez até da coletividade em geral) principal suspeita. Eu explico: primeiro deve-se levar em conta o que já falei: megaproduções como essa dificilmente ganham um bom roteiro. Os produtores parecem mais preocupados apenas com efeitos visuais, a destruição bem elaborada de uma grande cidade, geralmente Nova York, e os personagens exibindo seus superpoderes na telona de forma irrelevante e sem sentido.
O segundo possível problema seria adequar um bom roteiro á elevada quantidade de personagens importantes, ou seja, uma dor de cabeça na qual Hollywood parece querer evitar á todo custo.  Imaginei que encontraria na tela a velha faceta hollywoodiana, que prefere desenvolver roteiros no qual um vilãozinho qualquer surge no pedaço, com intenções de eliminar a humanidade. Aí os heróis se reúnem (sem mais delongas) para acabar com a raça do infeliz. Pronto, temos um filme! Mais fácil que preparar macarrão instantâneo.
Mas para meu espanto, o longa tem história. Não é nada grandioso, é claro, mas convence, coloca os heróis em situações que fazem sentido, e não deixa ninguém de fora da brincadeira.
Na trama, Loki (Tom Hiddleston), que é irmão de Thor (Chris Hemsworth), planeja invadir a terra com a ajuda de uma raça alienígena, para dominar os seres humanos. Com a promessa de que será o soberano da Terra, ele rouba o cubo mágico de dentro da S.H.I.E.L.D., e com isso adquire poderes especiais. Para combater o mal, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com habilidades extraordinárias. Grupo no qual jamais havia trabalhado junto antes, o que gera desavenças entre alguns integrantes.
Além do Thor, o time também conta com o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), responsável pelas cenas hilárias; Capitão América (Chris Evans), o filme foi tão bom que até desse herói, que sempre considerei sem-graça, eu gostei; Hulk (Mark Ruffalo), finalmente encontraram um rosto legal para o gigante esmeralda; Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), seguro no papel e mandando umas flechadas legais; Viúva Negra (Scarlett Johansson), única integrante feminina e responsável pela beleza da equipe.
Cheio de bons diálogos, personagens envolventes e cenas de ação muito bem feitas e de tirar o fôlego, “Os Vingadores” entra no topo dos melhores filmes de ação estilo super-heróis já feitos pelo cinema. E para aqueles, que como eu, foram amantes dos quadrinhos na adolescência, aguardem sentados pelo final dos créditos; há uma breve cena que antecede a continuação do filme, e que mostra um personagem, digamos, bem peculiar...

2 comentários:

  1. oi,
    quero muito ver esse filme!! adoro filmes baseados em HQ
    gostei do seu blog,
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um grande prazer, amiguinha... Obrigado pela visita.

      Bjs!!

      Excluir