sábado, 29 de setembro de 2012

RESENHA DE LIVRO - O Lírio e a Quimera - TOMO I - Mademoseille de Miry


Geralmente quando estou compondo uma resenha de livro, tenho o hábito de vasculhar na internet para conferir o que outros leitores acharam do livro. E curiosamente não encontrei nenhuma resenha deste livro impressionante do romancista Romaric S. Büel.
O Lírio e a Quimera – Tomo I  - Mademoiselle de Miry, é o início de uma trilogia que conta a saga de Marie Adelaide de Miry, futura baronesa de Santa Maria, e sua trajetória que destaca a aproximação entre a cultura e a história da França e do Brasil; O Lírio, que é o símbolo da França dos Orleans, e a Quimera (dragão), emblema da monarquia dos Bragança. Em uma Europa do século XIX, o autor nos revela as proezas desta jovem aristocrata francesa, através de uma narrativa vibrante, mostrando de maneira detalhista, um pouco do que foram os bastidores da nobreza europeia e brasileira.
É simplesmente uma vasta mistura de criados e nobres, reis e rainhas, artistas e comerciantes, burguesia e escravidão. Um prato cheio para os amantes de literatura e história. O autor é indiscutivelmente um conhecedor das artes e culturas, tanto brasileiras quanto europeias. Já o ritmo da trama oscila um pouco, deixando alguns momentos sonolentos, que nos faz pensar que eles estão no livro apenas com o propósito de “encher linguiça”. As coisas só começam a ficar intrigantes da metade em diante, e quando você se sentir completamente entorpecido pela leitura, eis que o tomo I acaba e você terá que, como eu, adquirir a segunda parte, intitulada A Imperatriz do Café.
Uma bela jogada de marketing. Mas que vale a pena, pois o livro é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário