quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RESENHA DE LIVRO – BRIDA


Relutei muito antes de escrever a resenha deste livro, outra obra de um autor que aprendi a gostar na minha adolescência, e que aos poucos, venho tentando ler o restante dos títulos que ainda me faltam. E o maior motivo desta minha resistência se deve por um único motivo:
Eu não gostei desse livro.
O fato de eu já ter lido obras fantásticas de Paulo Coelho, fez com que eu adquirisse uma espécie de ânsia por encontrar novamente aquela satisfação provocada por histórias que são impecavelmente bem elaboradas e insinuantes, as quais eu não procuraria tanto se tivesse alguma dúvida quanto á capacidade criativa deste autor. Paulo Coelho já provou ser um escritor engenhoso na arte de contar histórias. Não é por acaso que ele se tornou um dos escritores brasileiros mais lidos mundo afora. E talvez seja a essência desse autor talentoso, o que realmente busco quando encontro nas livrarias, um livro que ainda não li de sua autoria.
Mas ter que vir aqui em meu blog dizer que “outro” livro de Paulo Coelho é ruim, é uma experiência estranha. É quase uma pena ter que fazê-lo. Logicamente isso não tem a menor importância, pois se trata da opinião deste leitor que vos escreve. E á julgar pelo que andei lendo na internet, eu faço parte da minoria que desagradou deste trabalho.
Não sei exatamente explicar os motivos, mas parece que neste Brida, o autor perde seu equilíbrio narrativo quando resolve exagerar na inserção dos elementos que ele deseja expor, no caso aqui, contar a história de uma mulher em busca de sua evolução espiritual por meio da Magia. A história rapidamente deixa de lado sua pretensão de conto, para tomar a forma de uma autoajuda cansativa e repetitiva, que logo escancara seu verdadeiro foco: o de exibir ensinamentos de feitiçarias e exotismos de forma desenfreada, e que á meu ver só agrada á quem se interessa pelo tema. A trajetória dos personagens é nada mais que mero pano de fundo para diálogos carregados de ensinamentos exagerados.
A história (aff!!), conta a jornada de uma jovem irlandesa, já conhecedora de alguns aspectos da Magia, mas que anseia por ampliar seus conhecimentos. Então ela vai em busca de mestres na arte pretendida, e dai pra frente é apenas relatos e mais relatos do que seriam as lições que Brida está aprendendo para se tornar uma grande Bruxa.
Sim, é uma pena afirmar que Brida é outro livro sonolento de Paulo Coelho. Tanto, que sinceramente não sei se continuarei procurando pelos demais trabalhos do autor, que ainda não li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário