segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

RESENHA DE LIVRO – Meu Sonho Contigo


Não é preciso o menor esforço para se perceber o quanto o personagem foco deste incrível trabalho literário (mas de nome duvidoso), intitulado “Meu Sonho Contigo”, é perspicaz. A autora, Nuala O’Faolain (esplêndida) conseguiu com maestria, exibir traços e personalidades de uma mulher de meia idade, bem-sucedida profissionalmente, mas que viveu sua vida inteira distante do amor. Seja este amor familiar ou afetivo. A profundidade narrativa que podemos encontrar e por que não, sentir, neste livro é tamanha, que por vezes ficamos com a sensação de que estarmos diante de uma biografia, em vez de um romance de ficção.

Kathleen de Burca é uma escritora irlandesa, bem sucedida e apaixonada pelo ofício. No entanto, a vida desta competente profissional, resume-se aos amigos do trabalho. E quando um deles vem á falecer – talvez o mais querido de todos – ela decide retornar á Irlanda e colocar em prática um antigo desejo: escrever um romance sobre um antigo caso de adultério, que abalou o país, no que seria uma mescla de fatos históricos e ficção. Para o leitor, seria algo como ler uma história dentro da outra.
É este o ponto que eu considerei inferior no livro. A autora (me refiro á Nuala) parece ter deixado toda a sensibilidade do texto, nas impecáveis narrativas de sua personagem, se esquecendo da história paralela contada pela mesma, o que acabou deixando estes instantes insossos e tediosos. Por sorte, esses momentos são pequenos no livro.

As passagens mágicas da escritora (agora me refiro á personagem, Kathleen de Burca), ficam á cargo dos relatos que ela faz das memórias de infância e de suas relações estremecidas com os familiares. A profundidade nas quais reminiscências são narradas é algo quase tangível. De um ser humano que trás á tona seu passado sem nenhum pudor ou vergonha; simplesmente mostrando a natureza humana em toda sua beleza e monstruosidade. Muitas das vezes, sem sequer haver uma explicação.
Em determinado momento, Kathleen finalmente descobre o que poderia ser o amor, mas até este também lhe é apresentado sem nenhum confete ou lacinho dourado. Apenas a crueza, que complica ainda mais sua vida, lhe obrigando á tomar difíceis decisões.

Não se engane com o título brega, “Meu Sonho Contigo” é um livro gostoso em sua força e profundidade. Que expõe sem nenhum romantismo, aquilo que poderia muito bem ser uma anônima aventura, vivida por mim ou por você. Uma jornada cujo encanto se revela nos detalhes mais simplistas, de um ser humano limitado e falho...

4 comentários:

  1. Ganhei este livro, comecei a ler e me bateu um desanimo. Não sei qual fato, a historia que não é envolvente ou a narrativa que cansa, mas não gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa demora a embalar de fato. Mas talvez o que ocorre mesmo é o estilo textual da autora, que como em qualquer outro escritor, pode agradar ou não... Obrigado por dividir sua opinião comigo, Samy.

      Excluir
  2. Ganhei este livro, comecei a ler e me bateu um desanimo. Não sei qual fato, a historia que não é envolvente ou a narrativa que cansa, mas não gostei.

    ResponderExcluir
  3. O título me afastou do livro, até que algum tempo depois li a resenha e me empolguei, já que me interesso muito pela Irlanda e pela história do país. A autora conta muito sobre um período que já havia lido a respeito, a grande fome, quando muitos irlandeses imigraram para os Estados Unidos. Aprendi mais sobre o povo irlandês com esse livro.
    Gostei muito e com certeza indico aos meus amigos.

    ResponderExcluir