sábado, 19 de abril de 2014

RESENHA DE LIVRO – LEONARDO DA VINCI


Leonardo da Vinci foi um homem avançado demais para sua época. Essa é a conclusão a qual me convenço á cada novo livro que leio sobre a vida e o trabalho deste gênio da renascença.
Se Leonardo tivesse vivido nos dias de hoje, numa era moderna com imensos avanços tecnológicos e quantidades absurdas de recursos que praticamente vão ao infinito, certamente este homem teria criado coisas inimagináveis, mesmo para nós, viventes deste período abundante.

Neste livro, cujo título leva o nome do mestre italiano, o autor Martin Kemp, especialista em Leonardo da Vinci, deixa de fora o lado biográfico para ir mais á fundo nos trabalhos que Leonardo desenvolveu ao longo de sua vida. Kemp tenta compreender como funcionava a mente deste gênio, que era capaz de unir arte e ciência em seus projetos. Também nos mostra um pouco do legado que ele nos deixou, vasculha seus trabalhos inacabados, seus desenvolvimentos mecânicos e até seu caderno de notas. E quando se está diante das obras de Leonardo, é impossível não sustentar uma constante impressão de que ele foi um grande visionário, que antecipou nossa atual era moderna.
Obviamente este livro é relativamente pequeno e talvez até incapaz de fazer justiça á enorme abrangência do personagem homenageado. Mas com competência e esforço, o autor tentar mostrar toda a proposta de captação da verdadeira essência de Leonardo da Vinci como indivíduo e fenômeno histórico.

Como não poderia ser diferente, o conteúdo literário é um pouco técnico e em alguns momentos pode cansar os leitores menos interessados na complexidade das obras do artista. Porém, aqui podemos encontrar detalhes ricos e interessantes á cerca das criações do mestre italiano. Mesmo aquelas que ficaram inacabadas.
O último capítulo chama-se “O Quarto de Lisa: Leonardo da Vinci além da vida”. Aqui encontramos detalhes surpreendentes sobre o afresco mais famoso de Leonardo, a Mona Lisa. Curiosidades legais que não cometerei o pecado de revela-las nesta resenha. Melhor deixar para que você leitor, se esbalde como eu fiz, através das páginas que contam um pouco mais sobre os grandes projetos deste que foi um dos maiores homens que já pisaram neste planeta.
O livro possui um visual belíssimo, contendo imagens dos quadros de Leonardo, assim como trechos de suas complexas anotações. É um belo volume para se ter na estante. E melhor ainda é esmiuçar suas páginas e poder aprender um pouco mais sobre Da Vinci e sua inesgotável mente criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário