sexta-feira, 18 de maio de 2012

MATÉRIA: A VERDADE SOBRE A PUTA



Todos nós sabemos que a palavra “puta” está associada á uma terrível ofensa. O que não sabíamos é que isso é coisa que acontece aqui no Brasil, e não se sabe ao certo de onde surgiu a conotação que assemelha o termo “puta” á bagageira, biscate ou meretriz. Ou mesmo em determinados assuntos, onde “puta” serve para enfatizar algo intenso ou extraordinário: “Que puta falta de sorte”; "Puta que o pariu!!".
Mas descobri que a palavra é originária do latim: “puta” significa “poda”, e “putta” significa nada mais do que “menina”. É interessante quando aprendemos que um substantivo feminino tão paradoxal, é na verdade sinônimo de ingenuidade e pureza.
Na língua italiana antiga, que possui enorme influência do latim, “putta” também significa “menina”.  No português europeu, “puto” é um “menino pequeno”. Enquanto na Espanha há um dito popular sobre uma deusa chamada Puta, que nada mais é do que uma divindade agrícola. Nos dias da poda, as sacerdotisas exerciam uma espécie de aviltamento sagrado em honra á deusa. Talvez daí tenha surgido a inversão do termo.
De qualquer forma, a premissa vale pela curiosa informação. E para você mulher, lembre-se deste texto na próxima vez em que se sentir ofendida ou ficar "puta da vida" com uma palavra agressiva, na qual o insultante provavelmente não faz a menor ideia do seu real significado.

4 comentários:

  1. Interessante esse lance da origem, mas se alguém ousar me chamar de "menina", que aguente as consequências. hahahahaha...
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo a origem. E como o significado por aqui é meio "acentuado", é melhor não usarmos o termo por ai...rsrsrs.
    Beijos, amiga escritora! E obrigado pela sempre bem-vinda visita!!

    ResponderExcluir
  3. como faz para colocar esse banner dos peixes em meu blog JOSEOLIVEIRA30NET@GMAIL.COM bonitinho

    ResponderExcluir