segunda-feira, 16 de julho de 2012

RESENHA DE FILME: O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA


O fator determinante que fez com que eu desse um pulo no cinema para conferir este “O Espetacular Homem-Aranha”, foi o trailer. Nele, vi três coisas que inicialmente despertaram meu interesse: efeitos especiais novos que permitiram ao herói exibir muito mais de seus malabarismos, coisa que ficou faltando no primeiro longa; o visual mais de moleque magricelo do Aranha, pois particularmente eu achava o Tobey Maguire acima do peso para os padrões esqueléticos do personagem; e por fim, eu teria a chance de ver o real início das aventuras do Aranha, pois este novo filme prometia “a historia nunca contada antes”.
Mas antes de relatar se realmente minhas três expectativas foram saciadas, permita-me ressaltar um detalhe importantíssimo:
O Espetacular Homem-Aranha” é um filme bom. Aliás, muito bom mesmo. É cheio de acertos e de erros como qualquer outro filme. Mas num conceito geral, o diretor Marc Webb não deixa a desejar.
Agora vamos aos fatos:
Os efeitos especiais estão divinos, e apesar da pequena diferença de tempo entre a antiga trilogia e este novo longa, eles parecem melhorados. Talvez não no sentido técnico da coisa, mas os efeitos foram melhores aproveitados, deixando o aranha exatamente como queríamos ver, e não vimos, no filme antigo: um aranha mirabolantemente espetacular;
O ator aqui é o não muito conhecido Andrew Garfield, que apesar de usar de um visual bem mais descolado (o cara anda até de skate pelos corredores da escola, coisa que não existe no desengonçado e “politicamente correto” Peter dos quadrinhos), ele deu ao personagem um ar mais moleque que ostenta a pouca responsabilidade de alguém que ainda está descobrindo o mundo.
Por fim, a suposta “história nunca contada antes” não foi exatamente de inteira veracidade.  Embora possamos ver aqui uma trama inicial girando em torno dos pais de Peter Parker, o filme logo muda seu rumo e as semelhanças com a produção de 2002 tornam-se desnecessariamente evidentes: Peter é picado por uma aranha; Tio Ben parte dessa para a melhor, em situação semelhante;  o aranha aprendendo tudo de novo... blá, blá, blá.
Contudo, mesmo sabendo que o passado do aracnídeo dispensa mais apresentações, aqui podemos ver sua primeira namorada, Gwen Stacy (muito bem interpretada por Emma Stone), algumas piadas e situações engraçadas, proporcionadas por um aranha bem mais divertido; e o Lagarto, um dos vilões mais conhecidos, aqui parece pouco aproveitado, uma vez que, nos quadrinhos a vida do monstrengo é bem mais complexa.
Por fim, “O Espetacular Homem-Aranha” é entretenimento de primeira e não decepciona. Porém, o que infelizmente irá incomodar um pouco, é a constante sensação de estarmos diante de um filme desnecessário, afinal, a trilogia do diretor Sam Raimi, que começou em 2002, ainda está muito fresca na memória dos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário