sábado, 21 de julho de 2012

RESENHA DE LIVRO: O Rei da Noite


Indispensável para os amantes de literatura e recomendável aos aficionados por crônicas, este “O Rei da Noite” do escritor e cronista baiano João Ubaldo Ribeiro (dispensa apresentações), usa de uma beleza graciosa e inteligente para mostrarmos um pouco da temática do cotidiano das pessoas, o comportamento humano nas relações sociais, e um pouco da vida boemia. Tudo nos é apresentado de forma divertida e hilária, de acordo com inúmeras situações vividas pelo próprio autor.
Os diversos temas vão desde comportamentos sociais, padrões de beleza nacional, relações familiares, e até experiências no uso da alimentação macrobiótica. Difícil dizer quais os melhores textos. Eu, particularmente me identifiquei com o tema que aborda o sofrimento dos escritores ao aguardarem as tiragens das primeiras edições de seus livros, e as banalidades em forma de proza proporcionadas pelas tantas idas aos botecos afora.
A eficiência com que o autor consegue atrair a atenção do leitor para situações complexas do dia-dia é louvável. Mesmo temas estressantes como segurança pública, emprego, campanhas para prevenção á saúde, e o medo da família com relação ás drogas, tornam-se um deleite. Sem inibir nossas percepções sobre o tema, e ainda nos faz mergulhar em lembranças de fatos semelhantes, que aconteceram em nosso próprio cotidiano.
Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário