sexta-feira, 18 de outubro de 2013

RESENHA DE LIVRO – PIXU


Pelo fato de que meu blog sempre trata de resenhas de livros, achei melhor manter o título como está. Mas o caso é que Pixu é, na verdade, uma Graphic Novel, que descobri através de uma matéria que sugeria livros e revistas de terror. E por se tratar de um mundo no qual tenho pouquíssima intimidade, achei que seria legal verificar o que alguns doutores dos quadrinhos andam dizendo sobre este trabalho. Fiz sem maiores motivos, foi apenas no intuito de verificar se a impressão que tive ao final de minha leitura era recíproca.
E a opinião da grande maioria é que Pixu é um trabalho bem acima da média. Não por acaso, a revista ganhou o prêmio Eisner de melhor publicação independente. E parece que este é um feito grandioso no universo das HQs.
Pixu é uma história de terror que narra a vida de pessoas que vivem numa espécie de pensão. O clima da trama é obscuro e todos os personagens parecem igualmente com suas vidas em estado de decomposição; como se o inferno fosse coletivo e estivesse á tona. Mesmo o ambiente onde vivem é sinistro e assustador. Logo todo o local é tomado por uma estranha mancha, que como um vírus, vai tomando todos os andares do prédio, e este é o estopim que desencadeia numa série de acontecimentos sobrenaturais. Veja bem; Pixu é uma palavra que, de acordo com os autores, designa uma espécie de marca maligna, o que explica as manchas que aparecem na pensão e que antecedem o mal. Contudo, o roteiro é simples assim mesmo, e se eu disser mais uma só palavra, estarei contando tudo o que está por trás da trama que, aliás, é a coisa menos agradável da revista.
Os desenhos são impecavelmente bem feitos. De tal modo, que mesmo a escassez de diálogos no texto não é capaz de atrapalhar o segmento da história, além de abrir um leque para a imaginação de quem lê. Mas talvez essa falta em excesso, acabou deixando os personagens um pouco vazios e sem empatia.
De qualquer forma, acho que esta resenha não é coerente, nem funcionaria como sugestão á ninguém. Só o que posso dizer é que gostei de voltar á ler uma revista em quadrinho, coisa que não fazia há muito tempo. Tinha me esquecido do quanto é prazeroso poder ler com imagens. É uma ótima oportunidade para quem precisa de um empurrãozinho á mais na imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário