sábado, 2 de novembro de 2013

RESENHA DE LIVRO – PORQUE VOCÊ É ASSIM


Este é mais um livro da série “Como As Pessoas Funcionam”, que a revista Superinteressante fez. E o título deste que acabo de ler chama-se “Porque Você é Assim”.
O livro foi escrito por Otavio Cohen, jornalista e repórter da revista que encabeçou este projeto, que além deste, também conta com os volumes “Amor” e “Ansiedade”.

O tema abordado aqui gira em torno do nosso comportamento e busca tentar entender porque somos como somos, exatamente como propõe o título deste volume. O autor vai em busca de conteúdo para tentar explicar porque você adquiriu algumas manias, as quais você mesmo já deve ter notado que não consegue se livrar. E como geralmente acontece com as matérias feitas pela revista Superinteressante, Otavio trabalha principalmente por intermédio das bases cientificas para rechear seu livro e tentar explicar alguns traços de nossa personalidade, assim como fazer-nos entender que algumas dessas manias comportamentais podem ser mudadas ou melhoradas.

Aqui encontramos conteúdos que vão desde timidez, indisciplina e otimismo, explorando até mesmo hábitos comuns do dia-dia, como falar mal dos outros. Tudo exposto numa linguagem simples e fácil, fazendo com que temas complexos se tornem uma leitura divertida.
Porque Você é Assim não é apenas, ou exatamente, um livro de autoajuda, mas é principalmente uma reportagem ampla e bem elaborada, que ajuda a mostrar com um pouco mais de clareza e percepção, aquilo que nós somos e a maneira como nos comportamos. Penso que a ideia deste livro foi um tanto apropriada, pois um assunto tão amplo e controverso, como o nosso comportamento inconstante, não caberia numa pequena matéria de revista. É leitura boa, rápida e, exatamente feita dentro dos ideais dos caras pro trás deste projeto, uma matéria superinteressante.

2 comentários:

  1. Oi, onde encontro esse livro? Sabe?! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda... Olha, eu fiz uma breve pesquisa na internet, e parece que a editora não fez novas edições... Mas é possível encontrar esta edições em Sebos, a Estante Virtual é uma ótima sugestão, porque é acessível e lá tem muitas Sebo com o livro usado pra vender... Boa sorte, e boa leitura!!

      Excluir