sábado, 30 de novembro de 2013

RESENHA DE LIVRO – NO ESCURO



Uma história que narra a crueldade de um relacionamento abusivo; um homem que inicialmente é sinônimo de perfeição masculina e aos poucos muda completamente, ou mesmo se deixa exibir o seu lado neurótico e perverso; uma mulher traumatizada por conta dos maus tratos vividos nas mãos de uma mente doentia.
Provavelmente você já deve ter imaginado uma dúzia de filmes, novelas, livros, entre outros, que segue a linha narrativa citada acima. Pois estes são alguns dos ingredientes que foram combinados á exaustão pelas mídias. Mas a grande sacada da autora Elizabeth Haynes neste tenso “No Escuro” é a forma com que ela montou tudo isso. E convenhamos, na atual vastidão da indústria do entretenimento, é a reinvenção que se sobressai ao novo. Atualmente quase nada se cria; tudo se recria. E aqui a autora foi brilhante na condução e montagem do texto. Haynes nos apresenta sua história em curtos capítulos de diferentes épocas de sua personagem principal.

Deixe-me explicar melhor:
No Escuro conta a história de Catherine, uma mulher solteira, bem-sucedida, alegre e que gosta de curtir a vida, como qualquer jovem adulto descompromissado. Isso no passado, porque quatro anos depois ela é Cathy, uma mulher completamente insegura, neurótica, portadora de transtorno obsessivo-compulsivo, traumatizada por algo que lhe aconteceu no passado. E a trama segue em curtos capítulos, que se alternam entre passado e presente, para contar o que aconteceu e fez com que uma mulher saudável se transformasse numa criatura vulnerável e traumatizada. O leitor é levado do passado ao presente, e pouco-á-pouco vai entendendo o que aconteceu com a personagem, e o que está acontecendo agora. Uma sacada criativa, que deu consistência á um roteiro que não tinha nada de inédito.

Narrado em primeira pessoa, No Escuro consegue ser assustadoramente convincente. Ás vezes ficamos com a sensação de que estamos lendo uma matéria verídica de uma mulher que sofreu nas mãos de um namorado desequilibrado e violento. A linguagem é extremamente fácil e flui com total facilidade e compreensão.
É um livro que certamente agradará até ao mais exigente dos leitores. Não por acaso, Elizabeth Haynes tem sido apontada pela mídia como uma referência da era moderna na literatura.

Eu gostei muito. Tanto, que comprei o mais novo lançamento da autora. Recomendo esta pérola, principalmente aos leitores iniciantes, porque a linguagem é muito gostosa e fácil. Mas só leve este livro para casa, se você realmente não se importar de passar alguns tensos momentos... No Escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário