domingo, 12 de outubro de 2014

RESENHA DE LIVRO – FIQUE COMIGO


Talvez o maio atributo do escritor Harlan Coben seja sua singular capacidade em prender a atenção do leitor, em doses de crescente angústia. Seus livros geralmente possuem uma composição brilhantemente bem elaborada no sentido de manter o suspense no ar, por quase toda a trama.

Mas embora este FIQUE COMIGO siga essa mesma receita, ele não é o melhor dos trabalhos do autor (“Não Conte á Ninguém” é disparado, o meu favorito do cara). Opiniões á parte, o livro é muito bom, e mesmo sendo uma construção literária composta por vários personagens que são peças chaves da trama, ainda assim, a história é muito bem amarrada.
E por falar em trama, ponto sempre tão bem construído por Harlan Coben, eis um rápido resumo:

FIQUE COMIGO conta a história de três pessoas distintas e que aparentemente não possuem nada em comum. Mas ambas carregam cicatrizes de um mesmo acontecimento do passado. Megan Pierce é uma mãe de família, que toca sua vida comum e banal, com certo teor de tédio. Mas tudo o que ela vive atualmente parece ser uma forma de apagar um passado bem diferente.
Quando o livro nos apresenta o cotidiano de Ray Levine, logo podemos notar o quanto este é um sujeito que perdeu toda a crença em si próprio. É um cara que vive tempos de tédio e fracasso constante. Ele ganha vida como fotógrafo. Mas o que antes era um talentoso e próspero profissional se tornou apenas um pífio paparazzo de celebridades.

Broome é um detetive obcecado por um crime insolúvel que aconteceu há dezessete anos. Ele meio que transformou o ato de continuar perto dos fatos e consequências deste crime, como uma espécie de hábito progressivo.
Então, eis um misterioso acontecimento, faz com que os caminhos dessas pessoas se cruzem.

O livro começa um pouco confuso, porque nos é entregue pequenos e constantes capítulos, que nos mostra a vivencia de cada um dos personagens. E muitas informações e nomes, acabam gerando certa dificuldade na memorização do leitor. Mas o autor sabe como ninguém deixas pequenas pistas ao longo da trama, que rapidamente faz com que aprendamos a lidar com as situações diversas que nos são impostas.
FIQUE COMIGO é uma surpreendente história de ficção policial contemporânea, que certamente vai entreter com eficiência, qualquer leitor apaixonado pelo gênero. Harlan Coben é um escritor recomendadíssimo nessa linha narrativa, que nos prende facilmente e transforma a leitura num ato compulsivo, que nos faz encontrar um novo ponto de interrogação, á cada página virada. Mas sem deixar nenhum deles sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário