sábado, 22 de novembro de 2014

RESENHA DE LIVRO – 10 ANOS DE AVENTURA NA HISTÓRIA – AS REPORTAGENS FUNDAMENTAIS


Meu maior interesse quando adquiri este livro, que como o título deixa explícito, homenageia os dez anos da revista AVENTURA NA HISTÓRIA, da Editora Abril, era a oportunidade de poder ler algumas matérias que foram publicadas antes de meu conhecimento deste excelente veículo de conhecimento histórico.

E embora as quatorze matérias selecionadas para este livro sejam todas dignas de tal posição, acho que este trabalho poderia ter sido bem maior, dada enorme quantidade de boas matérias apresentadas pela revista, ao longo desses dez anos. Mas segundo explicações da editora de redação, Patrícia Hargreaves, foi preciso que regras fossem seguidas, para enxugar o livro. E a primeira delas foi que este teria apenas matérias de capa, assim como a tentativa de sempre abarcar diferentes períodos históricos. O resultado foi bom, mas ainda acho que o tamanho do livro poderia ter sido maior.
Há reportagens magníficas, como a “FÚRIA MONGOL”, que narra um pouco da história do nascimento daquele que se tornaria o líder de um dos mais eficientes exércitos já reunido. Seu nome é Temudjin, mais conhecido como Gêngis Khan.

Em outra matéria, também muito boa, intitulada “QUEM TEM MEDO DO ISLÃ?”, podemos entender um pouco desta que se tornou a religião mais temida pelo ocidente, numa viagem bacana que começa na inóspita Arábia da época de Maomé.
Pra destacar uma última, eu citaria “POR QUE GETÚLIO SE MATOU?”, uma ótima reportagem que tenta entender os motivos que levaram ao presidente brasileiro a por fim á sua própria vida.

A revista AVENTURA NA HISTÓRIA possui como sua principal característica, textos enxutos e de fácil leitura. Uma dinâmica textual que agrada a quem lê, mesmo quando estamos diante de temas relativamente chatos. Algo que talvez possa deixar alguns historiadores de nariz torto, mas acho que o tipo de abordagem feita pela equipe editorial é muito boa e assertiva. Afinal, está é uma revista feita para nós, leitores, e não para aqueles que do alto de sua empáfia, se dizem intelectos historiadores.
Recomendadíssimo aos amantes de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário