domingo, 26 de abril de 2015

RESENHA DE LIVRO: UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL


O ser humano é uma inconstante dicotomia entre benevolência e crueldade. Qualquer um dos lados aflorados é capaz de transformar drasticamente a vida deste mesmo indivíduo ou de pessoas ao seu redor.

Quando um garotinho de rua pede uma moeda de esmola para Laura Schroff, ela vê sua benevolência atiçada, e deste momento em diante, ela tem a sua vida e a daquela improvável alma, vagante das ruas de Nova York, mudadas para sempre.
Exatamente como o título sugere, este livro trata mesmo de UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL, conta uma inusitada relação de amor entre uma executiva estabilizada e um menino negro pedinte de rua. Mas particularmente eu prefiro o título original da obra: An Invisible Thread (Um Fio Invisível), pois faz mais justiça ao que a autora queria passar sobre sua relação com Maurice; o garoto de rua que certo dia lhe pede esmola e eles acabam se tornando amigos.

A trama começa narrando o inusitado encontro entre os dois protagonistas, mas ela não fica atrelada apenas ao cotidiano atual. Os autores, Laura Schroff e Alex Tresniowski, constantemente mudam o foco para mostrar o passado turbulento que fora a vida de Laura e Maurice, construção literária que nos ajuda a entender e gostar dos personagens.
A história contada no livro é real e foi vivida pelos protagonistas. E mesmo diante de relatos fortes sobre vidas improváveis, lares destruídos por violência, drogas e miséria, ainda sim a veracidade dos fatos não deixa o clima tornar-se novelesco ou piegas. Tive a sensação de que os autores tentaram fidelizar a realidade de cada situação vivida por Laura e Maurice, sem haver a preocupação em arrancar lágrimas do leitor.

Em determinado instante da trama, Laura, que narra tudo em primeira pessoa, levanta um questionamento bem interessante: Ela se pergunta se é correto entrar na vida de um menino pobre e sem perspectivas, e então lhe proporcionar instantes de conforto, lazer e fartura. Isso seria mesmo algo digno á se fazer? Segundo ela, tal atitude poderia vir a ser um ato de dissimulada crueldade, pois sempre após se encontrar com Laura, Maurice precisava se deparar com o contraste sombrio que sua vida é em comparação á vida de sua nova amiga. A autora se pergunta se tudo o que faz para o garoto, talvez não seja apenas para que ela própria se sinta melhor... Uma questão difícil de ponderar.
Um ponto que achei desnecessário foi uma entrevista que encerra o livro, na qual Laura conta alguns detalhes sobre a obra e o seu desenvolvimento. Não creio que isso fosse necessário, uma vez que, a própria trama já desenrola coisas suficientes para nos deixar por dentro da importância e o desejo de se realizar este trabalho. De qualquer forma, a entrevista é um posfácio e não há necessidade de ser lida.

UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL é o testemunho de duas vidas que em determinado instante de tempo se encontram, de forma inesperada e irreversível. Então, executiva e morador de rua se tornam amigos, e aprendem juntos humildade e amor.
O teor do livro parece nos dar indícios de que há qualquer momento iremos ás lágrimas, mas embora estejamos diante de uma bela história, a desconsolação não chega á se fazer presente.

Mas é um bonito relato de vida e vale á pena ser degustado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário