quinta-feira, 31 de maio de 2018

RESENHA DE LIVRO: FORA DAS SOMBRAS


Exatamente como acontece a maior parte das vezes, encontrei este volume de capa bonita e título forte, numa Sebo da minha cidade. Nunca tinha ouvido falar de Jason Wallace ou desta sua obra peculiar, mas a sinopse despertou meu interesse.

A trama se passa numa devastada Zimbabwe pela guerra. Sob as costumeiras falácias do novo líder Robert Mugabe que promete novos tempos, o país vive como se fosse uma panela de pressão prestes a explodir. O pós-guerra costuma deixar entre as artérias de uma nação sentimentos de ódio aos vencedores, ressentimento, preconceito e a elevação da intolerância.

Tudo isso é o pano de fundo desta obra, que é narrada por um garoto britânico que precisa se adaptar ao cenário social caótico, porque seu pai foi transferido para trabalhar na embaixada no Zimbabwe e acredita que isso irá lhe garantir ganhos simbólicos e políticos. O jovem narrador, embora assustado e desconfiado das promessas de prosperidade, tenta encarar a vida nova de modo a não contrariar os interesses de sua família. E neste interim, vamos acompanhando a inevitável descoberta do lado frágil da família através dos olhos do narrador; também sua autodescoberta como jovem inseguro que precisa tomar decisões difíceis, fazer escolhas determinantes, conviver de perto com a noção do racismo e do preconceito... Uma trajetória de conhecimento de si mesmo.

FORA DAS SOMBRAS emociona por sua enorme honestidade. O livro expõe o que acontece de modo cru e sem confetes. Ao ler um pouco sobre a obra na internet, eu soube que o autor viveu de fato no Zimbabwe e teve a ideia de construir um romance baseado em suas memórias.

Devo confessar que em determinado momento a narrativa começou a me incomodar um pouco. E de modo sutil e quase imperceptível, fiquei com a impressão de que o livro seguia por um caminho delicado que balançava entre o teor maçante e enfadonho. Talvez fosse por conta da inevitável inserção de elementos políticos na trama, ou o excesso de zelo do narrador em tentar transportar seu leitor para dentro dos acontecimentos, não sei ao certo... O fato é que houve um instante em que cheguei a pensar estar diante de uma ótima ideia que foi mal aproveitada.

Por sorte o fôlego é retomado e do meio pra frente a história funciona muito bem. FORA DAS SOMBRAS consegue manter uma linha narrativa decente até o fim e sem precisar recorrer a recursos piegas para fazer o leitor se emocionar. A trama não consegue se desvencilhar do teor político, mas embora inevitável isso também não atrapalhou o resultado como um todo.

O estilo narrativo é direto e sem firulas. Conta o que pretende sem enfeites nem sentimentalismo. Constrói pouco seus personagens, mas acerta em não recear desnudá-los. Devo dizer que foi uma boa leitura, nem um pouco brilhante, mas longe de ser medíocre. Um livro agradável, que apesar de ter oscilado em certos instantes, agradou como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário